Preparação para o parto

O Corpo da mulher é perfeito e esta apto para gestar e parir!

Durante a gestação se transforma incrivelmente, com adaptações para acolher o feto em crescimento, no entanto nossa vida nos remete a falta de mobilidade e de conexão corporal. A fisioterapia traz importantes recursos tanto para a globalidade quanto para a preparação específica do assoalho pélvico.

Fisioterapia Global na gestação

A fisioterapia global tem como objetivo acompanhar o processo da gestação oferecendo recursos que possibilitem a percepção corporal para que a mulher se aproprie das transformações corporais, com equilíbrio e bem estar. Estar presente enquanto realizamos movimentos com nosso corpo produz a conexão necessária para criar integração entre mente corpo e alma no sentido anímico da palavra, daquilo que nos anima.

A capacidade de percepção corporal traz a possibilidade da gestante entrar em contato com o processo do parto de forma proativa, tornando a mulher a protagonista de seu próprio processo.

Em cada etapa propomos exercícios e movimentos  relacionados ao período gestacional.

O Ritmo das sessões são semanais ou quinzenais

A partir da 12 semanas podemos iniciar a fisioterapia Global

RECURSOS:

 

Postura - 

A avaliação postural permite traçar um caminho de prevenção de dores ou incômodos posturais e propor uma programação individual de acordo com as necessidades além de reorganizar o corpo durante a gestação acompanhando as transformações em cada período.

A relaxina, hormônio fisiológico ativado no terceiro trimestre da gestação que vai soltar as articulações, tendões e músculos, para o bebe poder passar pela cavidade pélvica. Um corpo com uma boa arquitetura e bem organizado sentirá menos a interferência dos efeitos da relaxina.

As proposta são de exercícios da antiginastica, ginastica holística RPG e outras abordagens.

Depois de avaliar a postura, propomos exercícios de reorganização postural inspirados no RPG, ginástica holíistica e outras abordagens para uma boa dinâmica postural e alivio de dores 

Respiração -

A respiração é a base e o elo de conexão de todo o trabalho corporal na preparação para o parto e essencial durante o trabalho de parto.

A respiração regula os processos metabólicos, acalma, relaxa as tenções e libera o diafragma para abrir espaços para o bebe Crescer.

Principal eixo de conexão, a respiração é fundamental. Exercícios para a respiração abdominal, diafragmática e toraxica em coordenação com o assoalho pélvico

Mobilidade pélvica - Percepção da pelve, liberação e ativação dos movimentos possíveis  para uma boa dinamica da pelve durante a gestação e para a criação de repertorio que poderão  ser acionados durante o trabalho de parto

Massagem Corporal - A massagem promove a liberação das fáscias e liberta os tecidos de tensões e enrijecimentos, permitindo o corpo a ganhar espaço, aliviar dores e promovem bem estar

Relaxamento - saber relaxar para o exercício da abertura e entrega que o trabalho de parto exige 

Preparação específica perineal

O que é?

São abordagens que trazem a percepção da pélvis e dos músculos do assoalho pélvico para que a mulher consiga controlar a ativação e relaxamento destes músculos, alem de alongar  para ganhar elasticidade e amplitude 

- Avaliação perineal

- Percepção e Coordenação da respiração

- Percepção da pélvis e sua dinâmica

- Treinos com o dispositivo EPI-NO

- Massagem perineal

Quando começar:

Consulta prévia antes da 30 semana para avaliação perineal e condução  de exercícios de coordenação motora e fortalecimento do assoalho pélvico.

A partir da a 30 é o período ideal para dar início a orientação da preparação perineal com a massagem perineal e com o dispositivo Epino. 

Recursos e etapas da preparação perineal

Epino

O dispositivo Epino é uma ferramenta para que a gestante conheça seu próprio corpo e perceba melhor os músculos do assoalho pélvico; quando contrair e principalmente, quando relaxar. Em cada etapa dos treino com o Epino, colocamos atenção em um propósito diferente. Exemplos: coordenação motora para dar a capacidade de contrair e relaxar os músculos do assoalho pélvico;  permitir o alongamento e distensão gradual destes músculos e simular o movimento da expulsão.


 

Massagem perineal

A massagem é um recurso para dessensibilizar a pele da mucosa da vagina e alongar os músculos do assoalho pélvico. Tem ótima eficácia e promove percepção da região perineal para o relaxamento dos músculos do assoalho pélvico.

Quantas sessões?

- Avaliação e orientação para o uso do Epi-no

- Sessões semanais ou quinzenais 

Please reload

© 2018 Criado por Kalinka Araneda