• Sandra Sisla

O assoalho pélvico no pós parto

Muitas mulheres se preocupam com a vagina e assoalho pélvico no pós parto via vaginal. Podemos destacar


situações recorrentes para o assoalho pélvico que durante o parto, seja ele com intervenções ou fisiológico, poderão trazer algum impacto á mulher:


a) Episiotomia, corte latero-medial na vulva com incisão da pele e das camadas da musculatura do assoalho pélvico especialmente do musculo bulbo cavernoso relacionado ao corpo do clitóris e seu tecido erétil. Esta incisão não encontra respaldo na literatura de proteção ao períneo da mulher.

A episiotomia é uma laceração de 3 grau e lesa músculos do assoalho pélvico. Sua recuperação está sujeita a quadros inflamatórios, deiscência da sutura, dor, lesão de nervos na região da vulva e cicatrização fibrotica.


b) Laceração espontânea perineal ocorre por volta de 60% das mulheres durante o desprendimento cefálico, passagem da cabeça do feto sobre o períneo e pelo estreito menor nos planos +2 de De Lee, pela distensão da pele mucosa e músculos considerada uma ocorrência fisiológica, podendo ser de 1 Grau; lesão superficial de pele e mucosa ou de 2 grau com lesão muscular, grau 3 lesão grave. As lacerações são uma ocorrência multifatorial e podem depender do tipo de assistência aplicada durante o parto com intervenções como puxo dirigido/ puxo espontâneo, posição do expulsivo, tempo de expulsivo e outras variantes que podem interferir no resultado.

As lacerações são fisiológicas e muito mais fáceis de cicatrizar e as lesões de grau 3 são esporádicas sendo a grande maioria de grau 1 e 2.


As Alteração assoalho pélvico pela distensão dos músculos, ligamentos e fáscias endopélvicas pelo parto via vaginal podem ocasionar também fraqueza muscular, diminuição do tônus, alterações neurais e também disfunções do trato urinário e da parede da vagina e útero levando a quadros de incontinência urinaria de esforço.

A fisioterapia tem recursos que podem ser usados durante a gestação e após o parto como medidas preventivas e de auto conhecimento para a saúde da mulher.