• Sandra Sisla

Preparação do períneo para o parto

Atualizado: 2 de Jul de 2018

É possível preparar o períneo para o parto??


É possivel sim! Existem maneiras de preparar o períneo, ou assoalho pélvico, para evitar grandes lacerações durante período expulsivo do parto, favorecer uma percepção corporal para facilitar a saída do bebê e ter um retorno do tônus e da capacidade de sustentação do períneo depois do parto.


Os recursos do EPI-NO e a massagem perineal são abordagens de preparação do assoalho pélvico para o parto vaginal que possibilitam a mulher ter maior percepção do próprio corpo, maior elasticidade e coordenação motora necessária.


O profissional obstetra precisa apoiar a não realização da episiotomia como uma conduta de protocolo e como diz o próprio nome deste dispositivo EPI-NO; episiotomia não!! Ou seja, confiar que o corpo será capaz de se abrir naturalmente, sem intervenções


Os famosos exercícios de Kegel, contração do músculo do assoalho pélvico, são básicos durante o início da gestação para ganhar força e tônus muscular e manter boa dinâmica do assoalho pélvico. Já o EPI-NO possibilita principalmente ganhar percepção da região e coordenação motora da musculatura, para saber quando contrair e principalmente quando relaxar. Parece simples, mas não é, muitas mulheres têm dificuldade para encontrar os músculos do períneo e realizar os movimentos corretamente. Além disso o EPI-NO permite alongar os músculos do assoalho pélvico e simular o período expulsivo, para a mulher experimentar e conhecer estas sensações.


A massagem perineal também é um alongamento para a região e para dessensibilizar a pele e mucosa

O processo de preparação do assoalho pélvico é um investimento de tempo e disponibilidade.

A partir da 33ª semana de gestação é o período ideal para dar início à preparação do assoalho pélvico para o parto vaginal com a massagem perineal e com o dispositivo EPI-NO, de preferência com orientações de um profissional especializado.


Sandra Sisla; fisioterapeuta obstétrica, doula e educadora pré-natal

Preparação perineal para o parto com Epino


51 visualizações

© 2018 Criado por Kalinka Araneda